5 erros de marketing que você deve evitar

A importância do marketing para qualquer negócio e em qualquer segmento é absurda. Desprezar as técnicas de comunicação com um cliente pode até levar a mortalidade do negócio, afinal aquela empresa que deixar de ser vista pelo cliente torna-se automaticamente esquecida.

Ao mesmo tempo em que não se discute a necessidade de divulgação e publicidade para aumentar as vendas de uma empresa, alguns erros bobos acabam sendo cometidos justamente na pressa de obter resultados.

Confira a seguir os erros de marketing que você deve evitar. Lembre-se: a importância das ações está na qualidade e não na quantidade.

1) Não conhecer o público-alvo

O primeiro e maior erro dentro do marketing é não conhecer a sua persona. O seu público-alvo precisa estar muito bem delimitado e não apenas de maneira genérica. Você precisa ter o máximo de informações sobre ele para garantir o sucesso das suas ações.

Qual a faixa etária? Qual o gênero? O que gosta de fazer no tempo livre? Quais as prioridades? Perguntas como essa devem estar na ponta de língua de qualquer administrador.

A razão para isso é que quanto mais você conhecer a sua persona, melhor poderá direcionar suas ações de promoção e divulgação, maximizando as chances de conversão.

Sem conhecer a sua persona, como fazer para atingi-la? Não adianta sair tentando ações de marketing sem um foco. Você estará apenas gastando dinheiro e energia. Os resultados dificilmente serão positivos dessa forma.

2) Não planejar

Ok, agora você conhece o seu público-alvo. Sabe que são mulheres, geralmente casadas e entre 25 e 35 anos. Gostam de ir aos shoppings e sair para almoçar com seus maridos. Frequentam redes sociais diariamente. Basta unir os seus temas favoritos e entupir o Facebook delas, certo? Errado!

A etapa de conhecer a sua persona é apenas o básico dentro do marketing. Não é porque você identificou gostos e comportamentos que deverá sair atirando de diversas maneiras tentando vender seus produtos ou serviços. Há um caminho para chegar até a conversão.

As ações devem ser planejadas e calculadas. Pense em cada passo do seu marketing, por que fazê-lo e, principalmente, o que espera ter de retorno com a ação. Monte sempre um cronograma editorial de conteúdos e ações promocionais para que você possa acompanhar os resultados.

Ignorar o planejamento é arriscar demais e precisar contar com a sorte. Usar de “tentativa e erro” para aumentar suas vendas dificilmente trazem bons resultados no longo prazo. O planejamento é essencial para gerar boas ações de publicidade.

3) Colocar o seu produto (ou serviço) em foco ao invés do cliente

A maioria das empresas apresenta um comportamento bastante narcisista em suas ações de marketing. Quantas vezes você já viu ações de marketing pensando em destacar o produto? “Somos o melhor do mercado” é um slogan repetido por várias delas.

A verdade, porém, é que o consumidor não está interessado se o seu produto ou serviço é o melhor do mercado. Ele quer que a sua solução seja a melhor para o problema ou necessidade dele. É, portanto, na sua persona que você deve direcionar as suas ações.

O marketing deve passar a mensagem ao público que poderá tornar a vida dele melhor, que vai resolver determinada situação. Investir para dizer que seu produto é melhor que o concorrente simplesmente por dizer não costuma ser uma estratégia muito eficaz.

4) Não usar do e-mail marketing da maneira correta

O e-mail é uma ferramenta muito poderosa e desvalorizada. A enorme maioria das pessoas possui ao menos um e-mail e checam suas mensagens várias vezes por dia.

Isso também não significa que você deva entupir o seu público de e-mails o tempo todo. Ao lotar a caixa de entrada com promoções e oportunidades o mais provável é que ele se canse e cancele a inscrição na sua lista.

Confira nosso post sobre: Como criar conteúdo relevante para e-mail marketing e gerar resultado.

5) Não analisar as suas ações de marketing

Por fim e talvez o maior erro de marketing que você precisa evitar cometer é deixar de analisar as ações. Embora pareça algo óbvio, não é raro encontrar empresas que simplesmente se esquecem de avaliar o retorno de cada ideia de marketing.

Saiba aqui como calcular o ROI do seu marketing de conteúdo!

Como saber se uma ação foi boa sem fazer a devida análise? Não é porque um mês teve aumento de vendas que necessariamente foi impacto do marketing. E se o mercado geral apresentou desempenho superior também?

Para uma boa análise você pode utilizar de um sistema de gestão integrada para a sua empresa. Esse sistema de gestão online permite que você acompanhe relatórios atualizados sobre o seu negócio e os efeitos das ações de marketing – inclusive corrigindo a rota das ações caso não identifique nada de positivo.

Além disso, em sistema ERP para pequenas empresas você consegue acompanhar o seu financeiro, dessa forma, ver quanto ainda está disponível para investir e quanto de retorno você está recendo. Ademais, você consegue realizar o controle de estoque e ver qual produto necessita de investimento, entre diversas outras funcionalidades.

Até a próxima! 🙂

fonte: contentols.com.br 

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