Mautic – Uma solução de automação de marketing moderna para todos os comerciantes

Se você precisar de provas de que a paisagem da tecnologia de marketing pode estar um pouco cheia hoje, confira esse mapa irresistível das soluções MarTech pela chiefmartec.com (que é executada coincidentemente pelo próprio Scott Brinker  , co-fundador e CTO de ion interativo de Boston ).

Então, como um up-and-eat faz um dente no universo MarTech com tantos concorrentes?

Diga olá para Mautic , uma plataforma de automação de marketing que aproveita o poder de uma comunidade de código aberto, combinada com um produto liso e fácil de usar em uma arquitetura moderna.

A história de Mautic começa com seu fundador e CTO, David Hurley, que estava dirigindo uma agência web para proprietários de pequenas empresas. Sua empresa se especializou em construir sites usando o Joomla, um sistema de gerenciamento de conteúdo de código aberto. Ele também foi um membro ativo do projeto Joomla, como Gerente Comunitário para esta iniciativa de código aberto.

Infelizmente, Joomla nunca atingiu o mesmo nível de adoção que outros projetos CMS de código aberto, Drupal e WordPress. Quando ficou claro que o movimento Joomla estava perdendo força, Hurley começou a procurar em outros lugares na pilha de marketing outras soluções que poderiam se beneficiar de uma abordagem de fonte aberta e uma dose saudável de interrupção.

Enquanto ele estava fazendo sua pesquisa, Hurley descobriu que nenhuma alternativa de código aberto existia no espaço de automação de marketing. Ele se aprofundou na indústria e percebeu que o nível de inovação para os produtos comercialmente disponíveis diminuiu. Os quatro principais fornecedores (Eloqua, Marketo, Pardot, bem como HubSpot para pequenas empresas) foram todos fundados há mais de uma década – e alguns antes da virada do século.

Essas empresas construíram ótimas soluções em um momento em que o e-mail era o principal método de comunicação. No entanto, a experiência moderna do cliente é muito diferente no mundo omnichannel de hoje, com o surgimento do celular e social.

Reconhecendo a oportunidade única de um mercado maciço com operadores em movimento lento e dor generalizada do cliente, Hurley começou Mautic em 2014 como um projeto de código aberto para construir uma solução moderna de automação de marketing. Avançado até hoje, Mautic possui uma base instalada de quase 200 mil empresas.

“Existe uma necessidade real de modernizar a automação de marketing”, diz Matt Johnston, que se juntou a Mautic como CEO no final de 2016. “Como líder de marketing nos últimos 15 anos, testemunhei a dor das opções de automação de status quo . Muitos comerciantes ficam atolados por ferramentas que diminuem a velocidade, ao invés de permitir-lhes comercializar mais e mais rápido. Custa-lhes resultados em suas campanhas – e relacionamentos em suas empresas “.

Historicamente, as organizações de marketing tiveram que fazer trade-offs ao decidir qual solução de automação de marketing era adequada para eles. Alguns produtos são conhecidos por seus recursos intuitivos e fáceis de usar, mas têm limitações de características significativas, enquanto outros produtos oferecem capacidades avançadas, no entanto, eles são incrivelmente complexos de implementar.

“A automação de marketing moderna deve ser fácil de usar, poderosa e simples de integrar”, disse Johnston. “É difícil encontrar um comerciante que adora sua ferramenta tradicional de automação de marketing. Mautic está fora para mudar isso. ”

Desde que Mautic foi iniciado há apenas três anos, eles tiveram o benefício de começar de novo e pensar no que os comerciantes modernos precisam no mundo de hoje. Mautic é construído em uma arquitetura moderna com APIs abertas que permitem aos usuários se integrar facilmente com inúmeras soluções de tecnologia. Além disso, foi desenvolvido com as experiências dos clientes omnichannel em mente – de sites para social para celular para tijolo e argamassa. Mautic também incorpora comunicações de canal cruzado, incluindo e-mail, SMS, notificações push, notificações do navegador, etc.

O Mautic foi projetado para comerciantes com uma interface de usuário simples, onde você não precisa de Designer ou Desenvolvedor Front-End para criar e-mails ou páginas de destino.

Outro benefício fundamental do Mautic é a rápida expansão internacional; Foi traduzido para 35 idiomas diferentes. A tradução de software geralmente requer uma enorme quantidade de trabalho para uma empresa de software comercial.

Como Mautic é de código aberto, qualquer pessoa pode baixar o produto em Mautic.org , onde a comunidade de desenvolvedores está ativa. No entanto, se um comerciante estiver usando a versão autônoma, eles são responsáveis ​​por gerenciar e manter o produto instalando dezenas de novos lançamentos por ano. Isso inclui hospedá-lo, conectar um provedor de serviços de e-mail e executar testes de regressão com cada nova versão.

Dois anos atrás, a idéia de construir uma empresa em torno deste projeto de código aberto começou a percolar. No mundo SaaS de hoje, os clientes esperam ter uma versão hospedada na nuvem, totalmente suportada, e sempre executando a versão mais recente. Então, faz sentido que Mautic se movesse nessa direção, inclusive oferecendo a única solução de automação de marketing freemium da indústria .

Hurley foi apresentado a Michael Skok, do Underscore VC e Bill Wiberg, da G20 Ventures. A Skok possui uma extensa construção de carreira e investir em empresas de software de alto crescimento, incluindo a Acquia. O destaque da VC e G20 Ventures acabou levando um investimento de série A de US $ 5 milhões na empresa em 2016.

No final do ano passado, a Mautic lançou seu primeiro produto comercial, a versão Pro da plataforma de automação de marketing baseada em nuvem . No primeiro trimestre deste ano, a empresa assinou dezenas de clientes para um acordo anual e, em seguida, viu o crescimento 3X no segundo trimestre.

Mautic tem 25 funcionários, com mais de metade deles trabalhando fora de seus novos escritórios perto de Assembly Row, logo na Orange Line. No núcleo do DNA da empresa, eles criaram a equipe de liderança com uma excelente experiência em marketing. Matt Johnston foi Diretor de Marketing e Estratégia da Applause antes de se juntar à empresa como CEO. Katie Staveley, vice-presidente de Marketing da empresa, passou algum tempo em papéis de liderança de marketing em Signiant e Acquia. E os antecedentes de Matisha Ladiwala incluem posições relevantes na Constant Contact, Sophos e IBM, antes de se juntar a Mautic como vice-presidente de Gerenciamento de Produtos.

Mautic está procurando mudar o jogo com sua plataforma para equipes que se esforçam para automatizar experiências personalizadas em escala. A combinação de tecnologia fácil de usar e sofisticada, bem como recursos únicos, ajuda a diferenciar Mautic em uma indústria lotada e, com sorte, oferece a solução correta de automação de marketing para comerciantes.

“Mautic fornece o melhor dos dois mundos, então os comerciantes não precisam mais fazer compromissos dolorosos entre velocidade e poder”, diz Johnston. “E isso é o cerne da nossa mensagem”.


Keith Cline  é o fundador da  VentureFizz . Acompanhe-o no Twitter:  @ kcline6 .

Imagens cortesia de Mautic.

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