Os 5 primeiros passos antes de iniciar um monitoramento nas redes sociais

Os 5 primeiros passos antes de iniciar um monitoramento nas redes sociais

Respeite essas ações e garanta um trabalho coerente e informações relevantes

 

Antes de colocar a mão na massa e iniciar as suas buscas e monitoramentos nas redes sociais, é importante respeitar cinco passos básicos que te ajudarão a definir o escopo do seu trabalho e garantir que a ação será concluída com êxito.

Defina o seu objetivo

Por mais óbvio que pareça, o estudo prévio sobre o assunto que você pretende monitorar é um passo essencial antes de criar uma busca. Sem isso, você pode acabar coletando milhares de dados que não serão passíveis de análise ou interpretação. Faça um estudo prévio sobre o assunto e planeje como a informação obtida será utilizada;

Estabeleça as redes

Redes sociais diferentes possuem interações diferentes e públicos diferentes. Por isso, tenha em mente que existem plataformas mais indicadas do que outras para monitorar determinado assunto. Uma busca rápida de termos — no Twitter, por exemplo — , antes de iniciar a coleta de dados pode trazer uma prévia das últimas menções, o que mostrará o quanto o tema é relevante naquela rede;

Ordene as palavras-chave

As palavras-chave devem ser definidas com base em como o consumidor trata o assunto em questão. Avalie quais você quer ou não coletar pelo monitoramento e considere os possíveis vícios gramaticais: o consumidor quer comprar uma moto ou um carro? Se for um carro da marca Volkswagen, por exemplo, o termo estará escrito da forma correta, incorreta ou abreviada? Para resultados mais certeiros, pesquise antes a recorrência dos termos que pretende encontrar.

Critérios de classificação

Para que o seu monitoramento contenha informações relevantes, o processo de classificação e tagueamento é um dos mais importantes. Ao criar as buscas, selecione tags, sentimentos e regras que definem o seu conteúdo, assim você estará organizando os dados em massa e possibilitando que sejam mais fáceis de serem analisados posteriormente. Desta forma você conseguirá tirar insights valiosos, conhecer melhor o seu público, suas linguagens, opiniões, vontades e gostos;

Esteja sempre ativo

Nada disso funciona se você não criar uma rotina intensa de observação dos dados. Como monitoramentos são sempre muito vivos e orgânicos, é imprescindível a atenção diária para as informações coletadas, inclusive para evitar resultados indesejados. Também é importante estar alerta aos assuntos do momento mais comentados como um todo nas redes sociais: eles podem afetar a interpretação das suas buscas.

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